Como escolher uma boa plataforma para o seu e-commerce?

Como escolher uma boa plataforma para o seu e-commerce?

Com a quantidade imensa de plataformas no mercado, às vezes fica difícil saber qual é a melhor pro seu negócio!  Para te ajudar nesta tarefa, a Tray Corp escreveu o artigo de hoje, que contará em detalhes os principais pontos que você deve avaliar antes de fechar a contratação de um sistema para a sua loja virtual. Saiba mais!

Tipos de plataforma

1- Plataformas de e-commerce prontas: são indicadas para pequenos empreendedores. Elas vem com layout e recursos já configurados e cobram por mensalidade. A desvantagem para sua loja online é a não implantação de recursos personalizados e as vantagens giram em torno do baixo custo e facilidade de gestão e manutenção.

2- Soluções SaaS são intermediárias entre as prontas e as de código aberto. Possibilitam mais customizações, bom custo benefício e escalabilidade pro seu negócio. As desvantagens são o maior custo que a anterior e a necessidade de uma equipe maior para gestão. São ótimas para negócios com particularidades e empresas maiores.

3- Open source tem o código aberto, permitindo maior controle para customizações pelo próprio dono da loja. Este modelo necessita que o profissional tenha bastante conhecimento de programação. Diversos recursos podem ser implantados, mas o custo de manutenção é alto e todas as melhorias devem ser feitas pelo dono da loja ou empresa contratada. Elas não oferecem muito suporte e esta é sua maior desvantagem.

4- Licenciamento, ou seja, comprar uma licença para uso do código fonte desenvolvido por terceiro. Neste caso, toda a manutenção é realizada internamente pela loja.

O que não pode faltar?

Diversos fatores devem ser levados em consideração para escolha, como:

Navegação do usuário
A navegação do usuário no seu e-commerce tem que ser simples. Ele precisa de facilidade para encontrar as informações e comprar. Além disso, o site precisa de categorias, boa ferramenta de busca, menus intuitivos e de fácil localização, entre outras coisas como checkout fácil.

Clareza das informações
É fundamental! A plataforma de e-commerce precisa oferecer espaço para o cadastro de imagens em alta resolução, boa disposição das propagandas no site, tipo e tamanho de fonte que facilite a leitura, cores adequadas, indicação dos preços e dos métodos de parcelamento, possibilidade de inserir vídeos e outros atrativos para o cliente converter.

É ótimo ter possibilidades de personalização, pois cada empresa é única. Questões como layout customizável, integrações e facilidade para alterações precisam ser avaliadas na escolha.

Segurança da loja e do cliente

Outro ponto de grande importância. A empresa precisa se proteger contra fraudes e garantir a segurança das informações dos compradores. Aqui o código aberto perde um pouco para as outras, sendo necessárias mais ações para tornar a loja segura. É fundamental a possibilidade de integração com certificados e mecanismos de segurança em qualquer loja.

Sistema sempre disponível

Seu cliente deve poder comprar a qualquer momento. A alta disponibilidade da ferramenta é o que vai permitir um grande fluxo de visitas sem perder a performance.

Integrações

Uma grande empresa costuma contar com uma série de diferentes softwares, cada um com um objetivo. As mais necessárias e comuns são os sistemas de gestão (ERP), sistema para gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), sistema para gestão logística, de pagamento entre outros.

Experiência do cliente

No front-end é fundamental disposição e clareza das informações no site e facilidade da navegação. Para o back-end o consumidor deseja agilidade em sua compra e segurança nas informações, além de comunicação de cada etapa do processo.. A possibilidade de enviar e-mails também deve contar.

Funcionalidades

Sua loja virtual precisa ter boas ferramentas de relatórios e análises, otimização SEO (Search Engine Optmization), promoções como cupons de descontos, sistema de recomendação de produtos, vários meios de pagamento e muito mais.

Suporte

O suporte fornecido pela empresa será crucial. Analise se os canais de atendimento estão sempre disponíveis, se há regime de plantão tanto noturno como nos finais de semana e quais os custos desse suporte. Analise também se há manuais de uso.

Custo benefício

Por fim, analise os cases de sucesso da plataforma e entre em contato com empresas que usam a solução. Negocie para ter a melhor solução por um preço que seja interessante pro seu negócio.

Alta performance

O crescimento dos e-commerces nos últimos anos trouxe a necessidade de soluções mais completas. Para empresas maiores é necessário um sistema que garanta alta performance, apresente várias funcionalidades, seja flexível e escalável acompanhando o crescimento do seu e-commerce.

Avalie principalmente o serviço de implantação e acompanhamento, na hora da migração segurança e tranquilidade é essencial. Ter as principais integrações do mercado também é necessário, lembre-se de conferir a adaptabilidade da mesma com os outros softwares presentes na sua empresa como: meios de pagamento, ERP, frete e marketplaces. Novamente, o design personalizado, a otimização para SEO e a experiência do usuário devem ser priorizados. Portanto, procure sempre por soluções para sua loja online que sejam adequadas às suas necessidades e que tenham um suporte humanizado.

Nossa dica é buscar por um serviço  escalável e que tem foco tanto no usuário quanto na gestão do empreendedor. Caso queira conversar com um especialista e conhecer uma boa plataforma de e-commerce, sugerimos que você entre em contato com a equipe da Tray Corp. A plataforma conta com excelentes cases de sucesso e depoimentos de clientes que confiam e consideram a plataforma uma das melhores opções disponíveis no mercado.

Esperamos que este post tenha sido útil para você tirar suas dúvidas sobre o tema e encontrar a plataforma ideal para o seu projeto com mais segurança e conhecimento : )

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